O fechamento de câmbio é uma das atividades essenciais para as empresas que escolheram trabalhar com a internacionalização, pois é durante essa operação que se estabelecem quais as taxas de câmbio e modalidades de pagamento para cada transação.
A empresa precisa ter conhecimento e uma equipe capacitada que entenda todos os detalhes do passo a passo do processo ou contar com uma empresa especializada. Qualquer erro de planejamento pode trazer prejuízos às empresas.
Para que não haja problemas durante o fechamento de câmbio, há quatro passos essenciais que devem ser seguidos de forma clara e objetiva, levando em consideração todos os detalhes da negociação, prazos e documentação.
Quer saber como fazer o fechamento de câmbio e trazer o melhor resultado para sua empresa? Continue lendo e descubra!
Contatar uma agência de câmbio autorizada
O órgão regulador das operações de fechamento de câmbio é o Banco Central do Brasil. Apenas as agências de câmbio autorizadas podem fazer esse tipo de transação no país.
Sendo assim, o primeiro passo é saber se a instituição financeira escolhida para a operação está mesmo apta para prestar o serviço. Para fazer essa verificação, basta acessar a página do BACEN.
Providenciar os documentos
O próximo passo é providenciar os documentos para que a operação se inicie. A documentação pode variar de acordo com a escolha entre a solicitação de um pagamento antecipado ou para quando a mercadoria já foi embarcada, pagamento a vista ou financiamento.
- pagamento antecipado: necessário a fatura proforma;
- mercadoria já embarcada: necessária a fatura comercial e conhecimento de embarque.
Negociar câmbio
A negociação é um dos passos mais importantes de todo o processo, pois é nesse momento que a taxa de câmbio é definida.
Essa parte da operação acontece entre a empresa e a instituição financeira, e a escolha da taxa pode resultar em prejuízo ou resultados positivos para o negócio.
Obter fechamento de câmbio de acordo com as necessidades do cliente
Há diversas modalidades de pagamento que podem influenciar na negociação do fechamento de câmbio. A melhor prática deve ser acordada com o cliente e deve ser vantajosa para ambos os lados.
Verificar o prazo para o fechamento
O prazo para o fechamento de câmbio em geral é de até 180 dias antes do embarque e 180 dias depois do embarque. O Banco Central determina o prazo de 15 dias para que toda a documentação seja enviada.
Bônus: cuidados necessários para o fechamento de câmbio
Antes de fazer o fechamento de câmbio é de fundamental importância que os custos e despesas na operação com a agência escolhida sejam avaliados.
Além disso, deve estudar o mercado de câmbio para que a transação não ocorra em um momento de taxas muito baixas, pois, isso trará prejuízo para a empresa que está exportando o item, ou a adoção de taxas muito altas para quem está importando.
O fechamento de câmbio pode influenciar diretamente no fluxo de caixa da empresa, e por esse motivo deve ser tratado com bastante atenção.
Ao estabelecer as premissas de pagamento, o responsável deve estar ciente dos períodos que as transações levam para acontecer, para que o planejamento financeiro do negócio esteja dentro do esperado.
Continuando com o assunto de transações internacionais, que tal verificar também sobre alguns detalhes necessários para adotar a terceirização de comércio exterior na sua empresa? A S&S Comex conta com um time de especialistas prontos para ajudar no crescimento de sua empresa.